Valor recuperável é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.
Conceito de ativo
“De acordo com o CPC 00, ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. E recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.”
O ativo é um recurso econômico que tem potencial para produzir benefícios econômicos.
Valor contábil X Valor recuperável
Porém, o valor contábil que o ativo possui não pode ser maior que o benefício econômico que ele gera. Se isso ocorresse, iria de encontro ao princípio contábil da prudência.
O princípio contábil da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
Por exemplo: um carro utilizado para aluguel.
O valor que deve-se registar o carro no imobilizado não pode ser maior que os fluxos de caixa que o ativo irá gerar durante sua vida útil.
Por exemplo: Uma empresa comprou um carro por 35 mil. E tem a expectativa de gerar receitas para a empresa quando for alugado de 40 mil reais.
Nesse caso, o valor recuperável (a receita que o carro gerará durante sua vida útil) será maior que o valor registrado no balanço patrimonial.
Porém, e se a empresa comprar o carro em uma péssima negociação?
O valor pago foi 45mil reais mas podemos estimar que ele irá obter de receitas um total de 35 mil reais?
Bom, está nítido que o valor recuperável (a receita que o carro gerará durante sua vida útil) é inferior ao valor que o carro está registrado na contabilidade.
Curso CFC Academy
Caso vocês tenham interese em saber mais sobre o CPC 01, abaixo está uma das aulas de minha playlist de aulas para o Exame do CFC.