O CPC 16 estoques é um dos CPC mais cobrados no Exame de Suficiência do CRC. Porém não é necessário decorar o CPC 16 de cabo a rabo para a prova. Apenas alguns pontos do CPC Estoques são necessários. E claro, vou te passar tudo aqui.
Conceito de Estoques de acordo com o CPC 16
A primeira coisa que você precisa saber é o conceito de estoques de acordo com o CPC 16.
O conceito de estoque é bem simples:
Estoques são ativos mantidos para venda no curso normal dos negócios, em processo de produção para venda na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
Acredite: O exame de suficiência do CRC cobra esse conceito em suas provas. Portanto, estude!
Mensuração do Estoque – CPC 16
De acordo com o CPC 16 os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
O que é Valor realizável líquido dos estoques?
Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
Custo dos estoques
A segunda forma de mensuração dos estoques de acordo com o CPC 16, diz que o valor que os estoques devem apresentar no Balanço Patrimonial é o somatório do preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.
Desse custo, devem ser deduzidos os descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.
Critérios de Valoração dos Estoques
Não devemos confundir os critérios de valoração dos estoques com o de mensuração.
Os critérios de valoração dos estoques são PEPS, UEPS (proibido no Brasil) e Custo Médio Ponderado.
Baixa dos Estoques – CPC 16
Os estoques são baixados da conta do ativo quando são vendidos ou por motivos de perda, como uma quebra ou roubo.
Quando os estoques são vendidos, o valor do estoque é creditado da conta estoques e debitado como custo da mercadoria vendida (CMV) sendo integrante do resultado do período.
Quando há uma perda anormal, como um roubo, esse estoque deve ser debitado no resultado, porém como uma DESPESA agora.
Conclusão
O CPC 16 estoques é um CPC bastante simples e os pontos apresentados aqui são os que o Exame do CRC cobra. O ponto importante para garantir uma aprovação no Exame de Suficiência é resolver o máximo de questões que puder.
Acesse nosso sistema de questões e resolva as questões sobre Estoques.