O conceito de moeda funcional é um tema bastante abordado em provas de concurso e exame de suficiência do CFC, CNAI e Perito. Esse tema está dentro do CPC 02, o qual foi abordado nesse artigo aqui: CPC 02 – Tudo para Exame do CRC e CNAI
O que é moeda funcional?
De acordo com o CPC 02, moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera. O ambiente econômico principal no qual a entidade opera é normalmente aquele em que principalmente ela gera e despende caixa, ou seja, onde a empresa aufere receitas e realiza despesas de forma mais significativa.
Isso significa que uma empresa pode operar no Brasil, mas se todas suas receitas forem em dólar, seus custos, despesas com salários e outras despesas também forem em dólar, sua moeda funcional será o dólar e não o real.
O que é moeda de apresentação?
Moeda de apresentação é a moeda na qual as demonstrações contábeis são apresentadas.
Qual a diferença entre moeda funcional e de apresentação?
A diferença entre moeda funcional e moeda de apresentação é que enquanto a primeira é a moeda base para a elaboração das demonstrações contábeis e para sua definição é necessário seguir uma série de regras, a moeda de apresentação é apenas uma mera adaptação da primeira para que o leitor em um país com moeda estrangeira possa se familiarizar melhor com as demonstrações contábeis.
Qual a definição de moeda estrangeira no CPC 02?
No CPC 02 moeda estrangeira é toda e qualquer moeda diferente da moeda funcional da entidade. No primeiro exemplo que demos de uma empresa que opera no Brasil mas sua moeda funcional é o dólar, o real é considerado moeda estrangeira.
O que é Conversão de Demonstrações Contábeis?
Conversão das demonstrações contábeis é a mudança da demonstração da moeda funcional para a moeda estrangeira.
Quais os principais objetivos da conversão das Demonstrações Contábeis?
O principal objetivo da conversão das demonstrações contábeis é o de tornar a informação mais compreensível para usuários externos que tem em seu país uma moeda diferente da moeda funcional da entidade.
Isso faz com que um investidor na China entenda de forma razoável se o número apresentado na demonstração é um bom número ou não.
Existem moedas, como o Florin Húngaro que vale R$ 0,0018 centavos de real na cotação de 3/09/2021. Então pra um investidor sediado naquele país ter uma noção mais exata sobre a saúde financeira da empresa a moeda de apresentação deve ser convertida da moeda funcional para a moeda de apresentação em que ele está mais familiarizado, que no caso é a moeda de seu pais.
Como se faz a conversão da moeda funcional para a moeda de apresentação?
Para converter uma demonstração contábilpara uma outra moeda de apresentação devemos seguir os seguintes passos abaixo:
- Passo 1: Para o Ativo e passivo deve-se utilizar a taxa de fechamento da data do balanço
- Passo 2:Para o patrimônio líquido de-se utilizar a taxa histórica, ou seja, a taxa de conversão da data em que
foi contabilizado o item no PL.
- Passo 3: Para a demonstração do resultado do exercício deve ser usada a taxa da data da transação, sendo aceitável também utilizar uma taxa média desde que as vendas sejam distribuídas normalmente e a taxa também não apresente alterações que possam distorcer os dados
- Passo 4: Após realizar as conversões dos passos anteriores o Balanço Patrimonial não vai bater. O Ativo não será igual ao Passivo + PL. Isso ocorre por que foram utilizadas diferentes taxas na conversão da moeda funcional para outra moeda.
Nesse caso, existe a conta Ajustes Acumulados de Conversão. É uma conta do Patrimônio Líquido e a diferença apontada na conversão de cada período deverá ser contabilizada nessa conta.
Como definir em qual moeda deve ser elaborada uma demonstração contábil?
Ao fim do período de reporte, devem ser elaboradas demonstrações financeiras em três moedas: moeda nacional (societária), moeda funcional e moeda de apresentação cada uma com uma finalidade diferente.
Conclusão
O conceito de moeda funcional é um tema bastante abordado em provas de concurso e exame de suficiência do CFC, CNAI e Perito. Esse tema está dentro do CPC 02, o qual foi abordado nesse artigo aqui: CPC 02 – Tudo para Exame do CRC e CNAI
- Descubra a Diferença entre Regime de Caixa e Regime de Competência
- Teste – Balanço Patrimonial: Saiba o que é, Como Fazer e Exemplos
- Como abrir um escritório de contabilidade?
- Resolução CFC nº 1.734: Instituição da Olimpíada Nacional de Contabilidade
- Resolução CFC 1328 – Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade