O que é terminologia utilizada pela contabilidade de custos?
Terminologia de custos nada mais é que o conjunto de termos específicos ou sistema de palavras numa disciplina particular. A contabilidade de custos utiliza de terminologias próprias pra tratar alguns de seus conceitos.
Ou seja, terminologia na contabilidade de custos é o conceito dado nessa disciplina para algumas palavras.
Quais são as terminologias de custos?
As terminologias de custos são:
- Gasto
- Desembolso
- Investimento
- Custo
- Despesa
- Perda
Gasto
O conceito de gasto na contabilidade de custos é: Compra de um produto ou serviço, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrificio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
Como exemplo de gasto, podemos citar os gastos com mão de obra, matéria-prima, honorários de diretoria, compra de estoques, compra de imobilizado, etc.
Todo gasto implica em um desembolso, mas são conceitos distintos.
Desembolso
Desembolso é o pagamento resultado de uma aquisição de bem ou serviço (gasto).
O desembolso pode ocorrer antes, durante ou após a entrada do bem ou serviço adquirido.
Investimento – Terminologia de Custos
Investimento é o gasto ativado (contabilizado como ativo) em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.
Na terminologia da contabilidade de custos, investimentos podem ser: compras de estoques e compra de máquinas (imobilizado).
Custo
Na terminologia custos definise-se como o gasto que foi utilizado diretamente ou indiretamente na produção de outros bens ou serviços.
Veja o exemplo de uma pizzaria.
Em uma pizzaria, temos farinha, tomate, frango e bacon. Esses foram gastos realizados e depois ativados (estoques de matérias-primas).
Quando o pizzaiolo decide juntar cada um seguindo a receita, eles deixam de ser ativos (estoques) e se tornam custos (pizza em produção). Ou seja, eles agora estão sendo utilizados diretamente na produção de um outro produto, a pizza.
Despesa – Terminologia de Custos
Despesa é um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente na obtenção de receitas.
A principal diferença entre custo e despesa é que a despesa não é utilizada no processo produtivo de transformar um bem ou serviço em outro bem ou serviço.
Para ilustrar, vamos utilizar o exemplo da comissão de vendas pagas ao vendedor da pizza.
Sem o vendedor da pizza, a pizzaria não aufere receitas. É uma peça fundamental para a sobrevivência da empresa.
Porém, o vendedor não possui participação alguma no processo de transformar farinha, tomate, ovo, frango e bacon em pizza.
Diferente do pizzaiolo, cujo salário é um custo já que é ele quem pega todos os ingredientes, mistura, corta, põe nas quantidades corretas para que o cliente possa ter sua pizza.
Perda
A perda na terminologia de custos é o consumo de bens ou produtos na produção de forma anormal e involuntária.
Tomando o exemplo da mesma pizzaria, suponha que o estoque de farinha de trigo da pizzaria tenha sido invadido por padrões que roubaram 2 sacos de farinha.
Esse roubo foi uma perda e não custo.
Já aquele pouco de farinha que sobra na produção da pizza é uma perda normal e é considerado como custo (desperdício normal).
Conclusão sobre Terminologias de Custos
Terminologia de custos nada mais é que o conjunto de termos específicos ou sistema de palavras numa disciplina particular. Ou seja, terminologia na contabilidade de custos é o conceito dado nessa disciplina para algumas palavras.
Dessa forma, os termos mais importantes para a contabilidade de custo são gastos, desembolsos, custos, despesas e perdas.