PPA – Plano Plurianual – APRENDA TUDO SOBRE

O PPA Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, estabelecido pela Constituição Federal de 1988.

Ele é fundamental para a organização e execução das políticas públicas, pois define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos.

O que é o PPA?

O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal.

Ele é responsável por definir as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada.

Em outras palavras, o PPA é o documento que estabelece quais serão os investimentos do governo nos próximos quatro anos.

Como é elaborado o PPA?

A elaboração do PPA é um processo complexo que envolve várias etapas.

Inicialmente, o Poder Executivo elabora um projeto de lei que é submetido ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do primeiro ano de mandato do presidente.

Este projeto de lei contém as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos.

Após a apresentação do projeto de lei, o Congresso Nacional realiza uma série de debates e discussões para avaliar e votar o novo Plano.

Este processo envolve a participação de diversos atores, incluindo parlamentares, representantes do governo e da sociedade civil.

Uma vez aprovado pelo Congresso, o projeto de lei é devolvido ao presidente para sanção. Com a sanção do presidente, o projeto de lei se torna uma lei e o novo PPA passa a vigorar.

PPA PLANO PLURIANUAL

Qual a vigência do PPA?

O PPA tem uma vigência de quatro anos. Ele se inicia no segundo ano de mandato de um presidente e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor.

Isso significa que o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, que permite ao governo planejar suas ações e investimentos para um período de quatro anos.

Qual a relação do Plano Plurianual com outras leis orçamentárias?

O PPA é o instrumento que norteia a elaboração das demais leis orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública para o exercício financeiro seguinte, enquanto a LOA estima as receitas e fixa as despesas do governo para o ano subsequente.

Ambas as leis devem estar em consonância com o PPA.

Conclusão

O PPA é um instrumento essencial para o planejamento das ações do governo. Ele permite que a administração pública organize suas ações e estabeleça metas claras para o desenvolvimento do país.

Ao mesmo tempo, o Plano Plurianual garante transparência e permite que a população acompanhe e participe do processo de planejamento governamental.

Esperamos que este artigo tenha fornecido uma visão detalhada do Plano Plurianual (PPA). Para mais informações, siga nosso Instagram: Felipe Nunes | Aprovo você em Concursos e Exame do CFC (@cfcacademybr)

Tags

Cadastre-se e receba as notícias, dicas, ofertas e muito mais.

Felipe Nunes

Felipe Nunes é Contador, Auditor Independente (CNAI QTG), Servidor Público Federal e fundador do CFC Academy a maior especialista e recordista em aprovação em Certificações do Conselho Federal de Contabilidade. 72,22% de nossos alunos são aprovados no Exame de Suficiência do CFC.

Atualmente dedica-se a ser a faculdade que a sua faculdade não foi. Ensina o que você deveria ter aprendido na graduação e como aplicar esses conhecimentos na vida real de forma prática e objetiva.

Leia mais

Compartilhe sua opinião

leia mais sobre

Cadastre-se e receba as notícias, dicas, ofertas e muito mais.