Conceito
Redução ao valor recuperável de ativos ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.
Isso significa que para encontrarmos o Valor Recuperável de Atvos deve-se encontrar o valor em uso que é o valor presente dos fluxos de caixa que o ativo pode trazer e comparar com o valor justo líquido de despesas de vendas que é o valor que se pode obter com a venda desse ativo.
Como calcular o valor recuperável de um imobilizado?
Para calcular o Valor Recuperável de Ativos deve-se encontrar o valor em uso que é o valor presente dos fluxos de caixa que o ativo pode trazer e comparar com o valor justo líquido de despesas de vendas que é o valor que se pode obter com a venda desse ativo.
A que ativos o Valor Recuperável se aplica?
A redução ao valor recuperável de ativos se aplica ao ativo imobilizado e ativo intangível. Tal ordenamento está na Lei 6.404/76
§ 3o A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível, a fim de que sejam…
Art. 182, § 3o da lei 6.404/76
Como contabilizar a redução ao valor recuperável de ativos?
A contabilização da Redução ao Valor Recuperável de ativos deve ser feita debitando o valor da perda em conta de despesa e creditando a conta do imobilizado ou intangível.
D – Despesa com redução ao valor recuperável
C – Ativo Imobilizado
Quando deve ser registrada uma perda por redução ao valor recuperável de ativos?
A perda deve ser registrada sempre que o valor recuperável for maior que o valor contábil do ativo testado.
Qual a diferença entre valor recuperável valor justo e valor em uso?
O valor recuperável é o quanto de retorno que o ativo em questão conseguirá trazer para a companhia durante sua vida util.
Já o valor justo do ativo é o quanto pode se obter caso esse ativo fosse vendido em um mercado ativo, como por exemplo o mercado de carros usados.
Exemplo de redução ao valor recuperável.
Como exemplo do cálculo de redução ao valor recuperável, vamos utilizar essa questão do Exame de Suficiência. Essa e outras questões estão disponíveis no https://cfcquestoes.academy
A NBC TG 01 trata da redução ao valor recuperável de ativos e assevera que ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar fontes externas e internas de informação. Nesse contexto, pode-se considerar uma fonte interna de avaliação:
- Duplicata descontada é ativo ou passivo: Como contabilizar
- Descubra a Diferença entre Regime de Caixa e Regime de Competência
- Teste – Balanço Patrimonial: Saiba o que é, Como Fazer e Exemplos
- Como abrir um escritório de contabilidade?
- Resolução CFC nº 1.734: Instituição da Olimpíada Nacional de Contabilidade