Contabilizar a depreciação de forma correta é uma atividade muito importante, dado que esse item afeta diretamente o resultado da empresa e o ativo da entidade.
Antes de falarmos sobre como contabilizar a depreciação precisamos entender o que é depreciação.
Nesse vídeo abaixo temos uma aula completa sobre depreciação.
Contabilização da depreciação
Para contabilizar a depreciação primeiro temos que saber calculá-la.
O cálculo da depreciação depende do método de apuração. Existem 3 métodos: O linear, da soma dos dígitos e das unidades produzidas.
O método linear contabiliza a depreciação de forma constante durante toda sua vida útil. Se um bem possui vida útil de 10 anos, deve-se contabilizar a depreciação por 10% ao ano.
No método da soma dos dígitos a depreciação tem um valor maior no início do período e menor ao final.
Já nas unidades produzidas, como o nome já diz, a contabilização varia de acordo com o nível de produção ou uso do imobilizado. Quanto mais se usar, maior será a depreciação do período.
Lançamento contábil da depreciação
O lançamento contábil da depreciação deve ser feito com um débito em despesa com depreciação e um crédito na conta de depreciação acumulada.
A conta depreciação acumulada é uma conta redutora do ativo.
Em alguns casos, o débito em alguns casos pode ser registrado como custo, como no exemplo da depreciação de uma máquina que é utilizada na produção de outros produtos devemos contabilizar a depreciação dessa máquina como custo do produto fabricado.
O lançamento contábil será: D – Despesa com Depreciação / C – Depreciação acumulada
Depreciação X Valor recuperável
Antes de calcular e contabilizar a depreciação, devemos calcular o valor recuperável do ativo. Não podemos calcular uma depreciação em cima de um valor que será dado baixa como perda por valor recuperável
Depreciação x Valor residual
Antes de calcular o valor depreciável, temos que excluir de sua base de cálculo o valor residual do ativo imobilizado.
Conclusão
Contabilizar a depreciação é muito importante pois afeta diretamente o resultado do exercício da empresa. Um lucro pode ser impactado de forma significativa se a contabilização não for feita de forma correta.