A auditoria contábil externa ou independente tem crescido ao longo dos últimos anos, o papel da contabilidade por meio da ação do auditor externo tem tido fundamental no desenvolvimento da gestão dos negócios, como referencia tem-se a “ Big Four ”, um grupo de empresas especializado em auditoria externa, que nasceu para atender as demandas de um mercado crescente.
Big Four é a nome dado às quatro maiores empresas contábeis, especializadas em auditoria e consultoria. São as maiores do mundo, pertencem ao grupo as empresas EY, PwC, Deloitte e KPMG.
O conceito de Big Four
Esse grupo é formado por empresas que são consideradas pioneiras e líderes internacionais no segmento de auditorias, e com isso, receberam o titulo de serem as principais responsáveis pelas mudanças no mercado e no perfil das empresas.
Ressaltamos que nos tempos antigos, as empresas tinham um modelo basicamente familiar, onde não existiam normas ou regras de funcionamento e gestão.
Com o desenvolvimento tecnológico e a organização social, os proprietários tiveram que se adequar aos processos de acordo com a legislação vigente.
Com o nascimento da gestão de empresas, aliada a legislação trabalhista e a segmentação dos setores da economia, os comerciantes tiveram que se colocar na posição de empresários e organizar a estrutura das empresas como um todo.
De pequenas a grandes empresas todas precisam de profissionais capacitados para atuar na sua estrutura organizacional.
No nascimento de uma empresa, na atualidade faz-se necessário e obrigatório à figura de profissional Contador (formado em Contabilidade), e diante das necessidades das empresas em andamento outros profissionais como os administradores de empresas e advogados também são necessários.
Quando da empresa em andamento, quanto maior a sua estrutura, é necessário o recorrente uso da mão-de-obra do Auditor, pois este aponta as falhas nos sistema contábil da empresa através da analise das movimentações financeiras.
Geralmente as empresa possuem auditores, que são chamados de auditores internos, este profissional tem papel fundamental na gestão dos recursos da empresa, apontando os pontos falhos e auxiliando na tomada de decisão diária.
Finalidades da Auditoria
O renomado autor de diversos livros contábeis, Antônio Lopes de Sá, descreve as finalidades da Auditoria Contábil:
- Indagações e determinações sobre o estado patrimonial e a gestão pública ou privada;
- Indagações e determinações sobre o estado financeiro;
- Indagações e determinações sobre o estado residual e de economicidade;
- Descoberta de erros e fraudes;
- Preservação contra erros e fraudes ou opinião sobre tais aspectos, e,
- Estudos gerais sobre casos específicos.
Diferença entre auditor interno e auditor externo
O Auditor Interno é um dos empregados da empresa, com isso, possui menos independência para opinar, ele é o responsável por fazer a auditoria contábil, operacional, de gestão, de qualidade, de processos, de produtos e outros que venham a surgir.
Esse profissional executa ações como verificar e aprimorar os controles internos.
Também observa se normas internas estão sendo seguido, verifica a atualização das normas internas vigentes e avalia a necessidade de alteração e criação de novas normas.
O trabalho interno é caracterizado por um maior volume de testes, pois o profissional tem maior disponibilidade de tempo na empresa.
Já o Auditor Externo não possui vínculo empregatício com a empresa auditada, geralmente pertencente a uma empresa exclusiva de auditoria, possuindo assim maior independência, este profissional executa apenas auditoria contábil.
O profissional que realiza a Auditoria Externa emite um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa, o exame de livros contábeis, comprovantes e demais registros de um organismo público, instituição, corporação, firma ou pessoa ou de algumas ou algumas pessoas de confiança.
O principal objetivo é verificar se as informações refletem adequadamente a posição patrimonial ou financeira, bem como o resultado das operações, a origem dos recursos e aplicação destes.
Outro ponto, é que o auditor externo trabalha é analisando se as demonstrações foram elaboradas de acordo com as regras contábeis e se estas foram aplicados adequadamente em relação ao exercício anterior.
É um trabalho que caracteriza-se por um GRANDE de volume de testes, visto que, o auditor externo buscas encontrar falhas na contabilização de fatos contábeis.
O perfil do Auditor Externo ou independente
Para que o profissional registre-se como Auditor Externo ou Independente – Pessoa Física, o interessado devera atender alguns requisitos, conforme Instrução CFC:
- Estar registrado em Conselho Regional de Contabilidade, na categoria de contador;
- Ter no mínimo 5 anos de exercício da função, comprovando ter exercido atividade de auditoria de demonstrações contábeis, dentro do território nacional, contados a partir da data do registro em Conselho Regional de Contabilidade, na categoria de contador, nos termos do art.
- Exercer atividade de auditoria independente, mantendo escritório profissional legalizado, em nome próprio, com instalações e condições de suporte ao cliente garantindo segurança de privacidade.
- Manter-se permanentemente atualizado sobre as áreas de atuação dos negócios e as práticas contábeis e operacionais dos clientes.
- Ser aprovado em exame de qualificação técnica.