Este é o segundo post da série sobre como trabalhar com editoria caso você não tenha lido o primeiro volte e leia esse post.
Como foi dito anteriormente, auditoria contábil externa envolve muitos participantes: a empresa auditada, mercado financeiro, empregados da empresa, fornecedores, governo e também a empresa auditora.
Então, não é uma atividade comum que vai ser realizada por qualquer pessoa.
Os requisitos mais importantes, além dos requisitos legais, para realizar uma auditoria em alto nível são: ceticismo profissional e conhecimento do business da empresa auditada.
E como que se aprende ceticismo profissional e conhecimento do negócio das empresas auditadas?
De uma só forma: Colocando a mão na massa. Começando nos primeiros degraus em empresas de auditoria.
Existem milhares de empresas que prestam serviço de auditoria contábil no Brasil, mas vamos focar nas mais relevantes, as famosas “Big 4”.
Big4 é o termo que se refere às quatro maiores empresas de auditoria contábil do mundo. São elas: Deloitte, PWC, EY e a KPMG.
Essas empresas abrem anualmente o processo de seleção para Trainee, uma espécie de estagiário com mais responsabilidades.
Como trainee, você vai ter contato diretamente desde seu primeiro dia com a prática da auditoria.
Como trainee, você realizará testes de auditoria nas demonstrações contábeis da empresa, entrevistará empregados do ente auditado para levantar os controles internos e identificar riscos, lidará diretamente com o contador a fim de entender o que cada conta representa e a razão de suas movimentações.
Enfim, desde cedo você desenvolverá seu ceticismo e aprendendo sobre como cada empresa funciona.
As Big4 oferecem um plano de carreira bem definido, onde anualmente haverá progressões a depender de suas avaliações.
Quanto mais alto você chegar na carreira, mais preparado estará para tocar uma auditoria contábil e ser o responsável técnico por ela.
Geralmente demora cerca de 8 anos para se chegar a gerente de auditoria, o cargo máximo da hierarquia dos empregados de uma empresa de auditoria.
Esse número pode variar, mas no geral, essa é a distância em anos do cargo de trainee para o cargo de gerente
Lembre: as únicas obrigações legais são ser contador e estar no CNAI.
Daí pra frente depende de você criar seu portfolio de empresas auditadas e “se vender”para o mercado.
Conclusão
Como vimos, o caminho para se tornar um auditor é relativamente simples. Se resume a ser contador, se cadastrar no CNAI e adquirir a experiência necessária.
Porém, apesar de simples, não é fácil nem rápido. Quase uma década para estar preparado para ser o responsável técnico de uma auditoria.
A auditoria é uma carreira muito requisitada e promissora além de bem remunerada.
E caso durante sua trajetória profissional você decidir que se tornar auditor não é mais seu objetivo, você terá adquirido tanto conhecimento sobre todas as áreas que compõem uma empresa que o mercado rapidamente lhe absorverá seja em qual área a qual você decida atuar.