CPC 22 – Informações por segmento

CPC 22 informações POR seguimento

Qual o objetivo do CPC 22?

O objetivo do CPC 22 – Informações por Segmento é o de orientar como a entidade deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negócio nos quais está envolvida e os ambientes econômicos em que opera.

O que é um segmento operacional?

Um segmento operacional é um componente de entidade que:

  • desenvolve atividades de negócio das quais pode obter receitas e incorrer em despesas;
  • cujos resultados operacionais são regularmente revistos pelo principal gestor das operações da entidade para a tomada de decisões sobre recursos a serem alocados ao segmento e para a avaliação do seu desempenho;
  • para o qual haja informação financeira individualizada disponível.

As entidades não são obrigadas a relatar informações desagregadas para todos os segmentos operacionais identificados.

Em vez disso, o CPC 22 introduz limites quantitativos para cada segmento, mas critérios de agregação separados também devem ser considerados. 

Além disso, o CPC 22 traz um diagrama útil para auxiliar na identificação de segmentos relatáveis:

Critério de agregação de informações por segmento no CPC 22

Dois ou mais segmentos operacionais podem ser agregados em um único segmento operacional se a agregação for compatível com o princípio básico desta Norma, se os segmentos tiverem características econômicas semelhantes e se forem semelhantes em relação a cada um dos seguintes aspectos:

(a) natureza dos produtos ou serviços;
(b) natureza dos processos de produção;
(c) tipo ou categoria de clientes dos seus produtos e serviços;
(d) métodos usados para distribuir os seus produtos ou prestar os serviços; e
(e) se aplicável, a natureza do ambiente regulatório, por exemplo, bancos, seguros ou serviços de utilidade pública

Informações separadas devem ser relatadas para cada segmento operacional que atenda a qualquer um dos seguintes limites quantitativos.

  1. Sua receita relatada, incluindo vendas a clientes externos e vendas ou transferências entre segmentos, é de 10 por cento ou mais da receita combinada, interna e externa, de todos os segmentos operacionais.
  2. O valor absoluto de seu lucro ou perda relatado é de 10 por cento ou mais do maior, em valor absoluto, de (i) o lucro relatado combinado de todos os segmentos operacionais que não relataram uma perda e (ii) a perda relatada combinada de todos os segmentos operacionais que relataram perdas.
  3. Seus ativos são 10 por cento ou mais dos ativos combinados de todos os segmentos operacionais.

Se os segmentos operacionais forem granulados de forma que a receita dos segmentos relatáveis ​​fique abaixo de 75% da receita total, os segmentos adicionais devem ser separados até que o limite de 75% seja alcançado.

CPC 22 – informações por segmentos – Divulgação

A entidade deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negócio em que está envolvida e os ambientes econômicos em que opera.

Exemplos dessas informações são:

(a) as informações gerais descritas no item 22 do CPC 22.
(b) informações sobre o lucro ou prejuízo reconhecido dos segmentos, incluindo as receitas e as despesas específicas que compõem o lucro ou o prejuízo desses segmentos, os respectivos ativos, os passivos e as bases de mensuração;
(c) conciliações das receitas totais dos segmentos, do respectivo lucro ou prejuízo, dos seus ativos e passivos e outros itens materiais com os montantes correspondentes da entidade.


Devem ser efetuadas conciliações dos valores do balanço patrimonial para segmentos divulgáveis com os valores do balanço da entidade para todas as datas em que seja apresentado o balanço patrimonial.

As informações dos períodos anteriores devem ser reapresentadas.

Conclusão do CPC 22 – Informações por Segmentos

O CPC 22 costuma ser cobrado no Exame de Suficiência do CRC mas com uma frequência média. Estudá-lo para a prova é simples já que é um CPC que é cobrado apenas com conceitos diretos.

A parte mais importante para a prova do CPC 22 é o que é informação por segmento, o que é um segmento operacional e quais informações devem ser divulgadas.

Compartilhe o post:

Felipe Nunes

Felipe Nunes é Contador, Auditor Independente (CNAI QTG), Servidor Público Federal e fundador do CFC Academy a maior especialista e recordista em aprovação em Certificações do Conselho Federal de Contabilidade. 72,22% de nossos alunos são aprovados no Exame de Suficiência do CFC.

Atualmente dedica-se a ser a faculdade que a sua faculdade não foi. Ensina o que você deveria ter aprendido na graduação e como aplicar esses conhecimentos na vida real de forma prática e objetiva.

Leia mais artigos relacionados:

Procurando algo específico?

Generic selectors
Pesquisar texto exato
Pesquisar por titulo
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Principais categorias

Inscreva-se e receba todas as novidades no seu e-mail

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos

Clique no link abaixo e inscreva-se: