Para que serve Auditoria Contábil. De tempos em tempos ocorre algum escândalo no mercado financeiro envolvendo empresas de auditoria.
E nesses casos sempre surge a dúvida: Mas e a auditoria nāo viu isso?
Bom, o objetivo da auditoria não é a detecção de fraudes e sim de emitir opinião que as Demonstrações Contábeis da entidade estão de acordo com as normas contábeis.
Um exemplo desse “compliance contábil” é garantir que a receita do ano 2020 pertença contabilmente ao ano 2020 e que não seja receita de anos futuros, como a ERON fez ao reconhecer receitas futuras antecipadamente.
Nāo conhece o caso ERON? Falaremos em breve sobre ele. É bem interessante.
Mas e se durante os testes de auditoria for verificado indícios de fraude?
A norma de auditoria informa que o auditor deve informar à diretoria já que o sigilo profissional impede que ele comunique tal fato a terceiros.
Se o auditor acreditar que tais fraudes e erros podem resultar em distorções relevantes nas demonstrações contábeis, o auditor deve modificar seus procedimentos ou aplicar outros, em caráter adicional.
Se o auditor concluir que a fraude e/ou erro têm efeito relevante sobre as demonstrações contábeis e que isso não foi apropriadamente refletido ou corrigido, ele deve emitir seu parecer com ressalva ou com opinião adversa.
Se o auditor não puder determinar se houve a fraude e/ou erro devido a limitações impostas pelas circunstâncias, e não pela entidade, deve avaliar o tipo de parecer e emitir.
Conclusão
Entender para que serve a auditoria contábil é muito importante.
A auditoria nāo tem o objetivo de encontrar fraudes e sim de informar aos usuários da informaçāo contábil que todos aqueles números foram registrados seguindos as Normas Internacionais de Contabilidade.
Porém, se durante a auditoria for verificado a existência de possíveis fraudes, o auditor deve comunicar o fato à diretoria.
Ele nāo pode simplesmente jogar o ocorrido no jornal ou na CVM dado o sigilo profissional.