O que é CPC na contabilidade. Essa é uma das perguntas que os contadores que acabaram de ingressar na faculdade podem se fazer.
Saber o que é CPC na contabilidade é de suma importância para o sucesso profissional do calouro dado que a aplicação dessas normas é condição necessária para a evidenciaçāo de forma fidedigna dos fatos contábeis.
Antes de prosseguir, conheça o nosso CANAL NO YOUTUBE. Lá você encontra diversas aulas grátis sobre contabilidade e auditoria para o Exame de Suficiência do CRC e CNAI.
O que é CPC na contabilidade?
CPC significa Comitê de Pronunciamentos Contábeis. É a entidade que tem o objetivo de estudo, preparo e emissão de pronunciamentos técnicos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando a centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade brasileira aos padrões internacionais.
Quais são as caraterísticas do CPC na Contabilidade?
O CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis possui algumas características sobre sua formação. Vejamos cada uma delas.
- O CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis é um órgão autônomo das entidades representadas e é formado por 2/3 de seus membros.
- O CPC é formado por 6 entidades
- O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessária
- Os membros do CPC, na maioria contadores, não recebem remuneração pela sua participação no Comitê.
Quem tem mais poder? O CPC ou a Lei 6.404?
A lei 6.404 está acima dos pronunciamentos contábeis. Caso haja uma norma emitida pelo CPC que venha a a contrariar uma lei, esse ponto que contratia a norma não será aceito.
Por exemplo, o CPC 27 – Ativo imobilizado o qual traz a possibilidade de reavaliação de ativos imobilizados. Esse item apesar de constar na norma, não é utilizado no Brasil dado que a Lei 6.404 veda tal possibilidade.