Terminologia de Custos

terminologia de custos

O que é terminologia utilizada pela contabilidade de custos?

Terminologia de custos nada mais é que o conjunto de termos específicos ou sistema de palavras numa disciplina particular. A contabilidade de custos utiliza de terminologias próprias pra tratar alguns de seus conceitos.

Ou seja, terminologia na contabilidade de custos é o conceito dado nessa disciplina para algumas palavras.

Quais são as terminologias de custos?

As terminologias de custos são:

  1. Gasto
  2. Desembolso
  3. Investimento
  4. Custo
  5. Despesa
  6. Perda

Gasto

O conceito de gasto na contabilidade de custos é: Compra de um produto ou serviço, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrificio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

Como exemplo de gasto, podemos citar os gastos com mão de obra, matéria-prima, honorários de diretoria, compra de estoques, compra de imobilizado, etc.

Todo gasto implica em um desembolso, mas são conceitos distintos.

Desembolso

Desembolso é o pagamento resultado de uma aquisição de bem ou serviço (gasto).

O desembolso pode ocorrer antes, durante ou após a entrada do bem ou serviço adquirido.

Investimento – Terminologia de Custos

Investimento é o gasto ativado (contabilizado como ativo) em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.

Na terminologia da contabilidade de custos, investimentos podem ser: compras de estoques e compra de máquinas (imobilizado).

Custo

Na terminologia custos definise-se como o gasto que foi utilizado diretamente ou indiretamente na produção de outros bens ou serviços.

Veja o exemplo de uma pizzaria.

Em uma pizzaria, temos farinha, tomate, frango e bacon. Esses foram gastos realizados e depois ativados (estoques de matérias-primas).

Quando o pizzaiolo decide juntar cada um seguindo a receita, eles deixam de ser ativos (estoques) e se tornam custos (pizza em produção). Ou seja, eles agora estão sendo utilizados diretamente na produção de um outro produto, a pizza.

Despesa – Terminologia de Custos

Despesa é um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente na obtenção de receitas.

A principal diferença entre custo e despesa é que a despesa não é utilizada no processo produtivo de transformar um bem ou serviço em outro bem ou serviço.

Para ilustrar, vamos utilizar o exemplo da comissão de vendas pagas ao vendedor da pizza.

Sem o vendedor da pizza, a pizzaria não aufere receitas. É uma peça fundamental para a sobrevivência da empresa.

Porém, o vendedor não possui participação alguma no processo de transformar farinha, tomate, ovo, frango e bacon em pizza.

Diferente do pizzaiolo, cujo salário é um custo já que é ele quem pega todos os ingredientes, mistura, corta, põe nas quantidades corretas para que o cliente possa ter sua pizza.

Perda

A perda na terminologia de custos é o consumo de bens ou produtos na produção de forma anormal e involuntária.

Tomando o exemplo da mesma pizzaria, suponha que o estoque de farinha de trigo da pizzaria tenha sido invadido por padrões que roubaram 2 sacos de farinha.

Esse roubo foi uma perda e não custo.

Já aquele pouco de farinha que sobra na produção da pizza é uma perda normal e é considerado como custo (desperdício normal).

Conclusão sobre Terminologias de Custos

Terminologia de custos nada mais é que o conjunto de termos específicos ou sistema de palavras numa disciplina particular. Ou seja, terminologia na contabilidade de custos é o conceito dado nessa disciplina para algumas palavras.

Dessa forma, os termos mais importantes para a contabilidade de custo são gastos, desembolsos, custos, despesas e perdas.

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Felipe Nunes

Felipe Nunes é Contador, Auditor Independente (CNAI QTG), Servidor Público Federal e fundador do CFC Academy a maior especialista e recordista em aprovação em Certificações do Conselho Federal de Contabilidade. 72,22% de nossos alunos são aprovados no Exame de Suficiência do CFC.

Atualmente dedica-se a ser a faculdade que a sua faculdade não foi. Ensina o que você deveria ter aprendido na graduação e como aplicar esses conhecimentos na vida real de forma prática e objetiva.

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